quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DESTINAÇÃO DO LIXO DE CAMPO LARGO

VOCÊ SABE PARA ONDE VAI O LIXO DA CIDADE DE CAMPO LARGO?

A destinação final dos resíduos coletados em Campo Largo é o aterro sanitário da Cachimba, que também recebe o lixo produzido por Curitiba e outros 15 municípios da região metropolitana.

Este aterro recebe recebe, diariamente, toneladas de resíduos, em sua grande maioria resíduos orgânicos (ver gráficos abaixo).


Em funcionamento desde 1989, o aterro sanitário da Caximba está no seu limite. O tempo de vida útil do aterro da Cachimba expira no fim do ano e as cidades buscam solução para as 2,4 mil toneladas de lixo produzidas por dia.
Ainda estão sendo efetuados estudos para a escolha do local que deverá substituir o aterro da Caximba. Mas, tão importante quanto esta escolha, é a conscientização da necessidade de aproveitamento do lixo em outros processos, como reciclagem (destaque para a implantação da Coleta seletiva em Campo Largo), compostagem (transformação do lixo orgânico em adubo) ou uso como insumo energético. Com o reaproveitamento do lixo produzido, será destinado ao aterro somente o que não é passível de ser utilizado.



PARA REFLETIR


...Sobre o aterro e o efeito estufa



Além do grande problema da poluição dos lençóis freáticos, os aterros também favorecem o aquecimento global. Estima-se que o aterro da Caximba libere 1,8 milhão de metros cúbicos de metano por ano. Este gás contribui 25 vezes mais para o efeito estufa do que o dióxido de carbono.



Ambiente Brasil
Paraná On-line
Jornale Curitiba
Prefeitura do Município de Maringá

Prefeitura Municipal de Campo Largo

Um comentário:

Paladino disse...

Interessante matéria sobre a destinação de lixo. E só posso comentar que infelizmente o aterro da caximba continua causando dor de cabeça e parece que não vai ser solucionado o problema da caximba, logo.

Seguidores