terça-feira, 25 de novembro de 2008

Frotas de veículos no município de Campo Largo - PR

Segundo dados do DETRAN/PR - Departamento de Trânsito do Paraná, na cidade de Campo Largo o número de veículos registrados - em 2006 - foi igual a 33.964. A frota apresenta uma taxa de crescimento de, em média, 6% ao ano.

O PONTO POSITIVO DO EFEITO ESTUFA?

A queima de combustíveis fósseis pelos automóveis é um dos principais acentuadores do efeito estufa. Certamente, as conseqüências do aquecimento global são preocupantes. Mas, o maior teor de dióxido de carbono no ar favorece o desenvolvimento das plantas. De fato, elas sintetizam, através da fotossíntese, compostos orgânicos a partir de CO2 e água. Estima-se que 10% do aumento da produção agrícola no século 20 tenham resultado do aumento da concentração de gás carbônico da atmosfera. Assim, o aumento deste gás na atmosfera estimula o rendimento agrícola.

Em um estudo desenvolvido na UNICAMP e na USP demonstrou-se que a cana-de-açúcar mantida em um ambiente com o dobro da concentração atual de CO2 realiza 30% a mais de fotossíntese e produz 30% mais de açúcar do que a que cresce sob a concentração normal de CO2. Nas câmaras que mantinham o ar rico em gás carbônico foram observadas plantas também mais altas e mais encorpadas, com 40% a mais de biomassa. A soja e a batata apresentaram resultados próximos, em experimentos semelhantes. A conclusão que ganha
força é que a maioria das outras plantas, incluindo as árvores, deve se beneficiar do provável excesso de gás carbônico.

Fapesp

2 comentários:

Edi Cabral disse...

Muito Bom esse Blog!!! SHOWWWWW!!!!!!! Edi

choosingtheway disse...

Parabéns ao blog....

ficou bem lindoo

Seguidores