quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Natureza se revolta e traz tragédias em Santa Catarina

Cerca de 78 mil estão desabrigados em Santa Catarina

Em Itajaí, o desespero pela falta de comida levou centenas de pessoas a buscarem alimentos no lixo. No meio de áreas alagadas, como os supermercados estão fechados, o que é encontrado nas ruas é carregado pelos moradores.
O pescador Carlos Borba diz que é a única alternativa para sustentar a família. “Já faz três dias. Nós estamos catando na rua para sobreviver”, afirmou.
Para atender aos desabrigados, a Defesa Civil continua distribuindo água, comida, remédios, roupas e colchões. Nas cidades alagadas, o trabalho é de resgate.
Uma família esperava por socorro desde sábado, mas não pôde ser resgatada porque o helicóptero estava lotado. Na região de Blumenau, o exército também presta atendimento médico.
Em um abrigo, um bebê de 40 dias e uma criança beberam água da inundação e se contaminaram. “Elas sentiram dor de barriga”, disse o tratorista João da Silva.
O número de vítimas não pára de crescer. Na Grande Florianópolis, fendas abertas pela chuva, crateras e muitos deslizamentos de terra deixaram milhares de famílias isoladas. Nesta quarta-feira, o presidente Lula e quatro ministros sobrevoaram a região de Itajaí. Devido às fortes chuvas, a comitiva não pôde ir até Blumenau. Lula anunciou a liberação de R$ 1,6 bilhão para as cidades atingidas pela chuva no país e disse que é possível estudar a liberação fundo de garantia para as vítimas da tragédia.

Nenhum comentário:

Seguidores